A tecnologia tem se aprimorado a cada ano que passa, ao ponto de hoje ela ser fundamental para o desenvolvimento de diversas atividades. Isso porque, além de tornar as ações mais ágeis e eficientes, ela reduz custos. Um grande exemplo disso é a análise de planograma.

De forma segura, simples e eficiente o promotor de trade marketing pode acessar em tempo real as diretrizes pelo seu smartphone, conferindo os dados necessários e enviando as informações coletadas para um grande banco de dados.

Confira nesse artigo sua importância, como fazer pelo celular e tecnologias disponíveis para ajudar.

Análise de planograma, por que fazer pelo celular?

Análise de planograma de gôndola no celular

Hoje, praticamente todas as pessoas têm um computador de bolso, o famoso smartphone, por meio do qual conseguem fazer boa parte das ações que antes só eram possíveis em um notebook ou desktop.

Basta fornecer o aplicativo certo para que cada um possa desempenhar suas funções da melhor maneira possível. O que é fundamental em um processo de análise de planograma.

Desafios e motivos para fazer da análise do planograma

Tendo em vista que o Brasil é um país de dimensões continentais, não é incomum que um único estado tenha um número de PDVs equivalente aos existentes em um país do leste europeu, por exemplo.

Isso significa que o trabalho para gerir todos eles e verificar se a agenda programada está sendo cumprida pode ser bastante desafiador. E, infelizmente, não é possível estar em dois lugares ao mesmo tempo, quem dirá se dividir entre as dezenas ou centenas de PDVs atendidos em cada região.

Por isso, é preciso garantir que a equipe de campo e o próprio PDV estejam cumprindo os pontos que foram acordados previamente. Cada profissional será “os seus olhos” no PDV.

E, para evitar erros, é preciso também minimizar a ocorrência de retrabalho. A tecnologia oferece ferramentas para tornar isso possível, com o envio automático de dados e atualizações entre o backoffice e o aplicativo do promotor.

Outras vantagens sobre a análise de planograma

Claro que toda estratégia está sujeita à necessidade de pequenos ajustes. Todavia, esta percepção só ocorrerá se você tiver dados substanciais e corretos em mãos. E o ideal é que isto ocorra o quanto antes.

Isso porque, além de determinar o posicionamento de cada produto da marca no PDV, o planograma é pensado para que a equipe de campo consiga entender como está ocorrendo o giro do estoque.

Além disso, ele dá informações para que estes profissionais consigam combater rupturas ocasionais de forma rápida e eficiente.

Nas empresas em que o gerenciamento por categorias já é uma realidade (como deveria ser), o repasse destes dados direto do PDV será fundamental na prevenção de erros e na otimização do PDV em questão.

Como fazer a análise de planograma pelo celular?

Primeiro é importante contar com o uso de um aplicativo de trade marketing, na qual oferecerá ao promotor um caminho visual a ser seguido e que pode ser atualizada a qualquer momento, após a conclusão da tarefa, a ação pode ser registrada diretamente na aplicativo, de forma manual ou por meio de fotos, que serão enviadas em um dashboard, para que a gestão extraia insights e projete ações. Veja na prática:

De forma prática a equipe de campo analisará no PDV se os produtos estão dispostos como o documento prevê, observando o todo. Tanto se o produto está sendo menos vendido do que o esperado quanto se a presença da concorrência está sendo ampliada.

Com estas informações, o responsável pela estratégia consegue ajustar o mix de produtos e o planograma em si a fim de atrair a atenção do shopper positivamente e aumentar as suas vendas.

Esta função é excelente porque dá ao gestor a possibilidade de enxergar a realidade sem precisar ir pessoalmente ao PDV em questão.

A REsight possui uma plataforma completa de trade marketing. Em seu aplicativo, é possível incluir uma foto do planograma para que toda sua equipe acompanhe, atualizando em tempo real, caso seja necessária uma mudança.

A equipe, por sua vez, pode tirar fotos do PDV antes da auditoria e depois da mudança necessária, a fim de comprovar que o trabalho foi feito de forma eficiente o mesmo para seus concorrentes. Ou ainda ser notificado sobre possíveis problemas e desalinhamentos, que demandarão novas mudanças. E, como você sabe, isso acontece.

Ajustes rápidos podem ser necessários

Imagine perceber que seu principal concorrente está trabalhando com um preço significativamente inferior ao seu. E, para piorar, o produto em questão está alocado bem ao lado do seu, tornando-o desvantajoso para o shopper que busca gastar menos.

E esta preferência é feita pela maioria dos compradores, especialmente quando não há tanta diferença, do ponto de vista dele, entre os produtos ofertados ali. Logo, este é um fator decisório.

Deste modo, algo assim pode fazer as vendas caírem bastante em um curto período de tempo. Por isso, ao perceber o problema, a equipe de campo pode registrar visualmente e te enviar, sugerindo mudanças no planograma.

Com pensamento rápido e conhecendo o PDV e seus dados, a tomada de decisão para os ajustes necessários se torna mais rápida e eficiente. Desta forma, você pode evitar um prejuízo ainda maior.

E ainda pode analisar o nível de preparo da sua equipe de campo com a chegada de insights como este. Ações como esta vão além de fazer o mínimo e mostram interesse em obter bons resultados e percepção de problemas em potencial.

Logo, só há vantagens nesta prática, tanto do ponto de vista do gestor de trade marketing quantos dos integrantes da equipe que querem demonstrar seu bom desempenho de forma ágil e segura.

Sabendo que a tecnologia pode tornar o seu trabalho mais eficiente, rápido e assertivo, não há porque protelar. Especialmente se você escolher uma empresa que personaliza seus produtos de acordo com a necessidade e peculiaridades do cliente.

Então se você tem alguma dúvida sobre a análise de planograma no PDV pelo celular, compartilhe conosco nos comentários! Queremos conhecer você e as necessidades do seu negócio.

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