Fazer um bom trabalho de trade marketing demanda uma estratégia tão bem estruturada e assertiva que existem empresas dedicadas a prestarem esse serviço as agência de trade marketing.

Para que entenda qual é o papel dessas agências no universo das vendas e como elas podem impulsionar o negócio, Hoje pretendemos mostrar para você quais as vantagens de contratar uma agência de trade para ganhar mais visibilidade no PDV e gerar resultados!

O que é uma agência de trade marketing?

É quase imprescindível que uma empresa que comercializa para varejistas tenha uma pessoa ou uma equipe dedicada ao trade marketing. Esses profissionais são muito importantes para a saúde dos negócios, já que são eles que saberão traçar formas de tornar o produto mais “comprável” nos PDVs. 

Na falta desses profissionais atuando internamente, o segredo é recorrer a empresas que fornecem um serviço tão bom quanto. No caso, a agência de trade marketing irá selecionar integrantes de sua equipe que se responsabilizarão por imergir no segmento que o negócio atua e com isso conseguirão traçar as melhores estratégias para capturar a atenção dos shoppers – que são, ninguém mais, ninguém menos, que os clientes finais que irão adquirir o produto.

Afinal, o que é trade marketing?

Apesar do nome estrangeiro, o trade marketing pode ser facilmente resumido como a famosa e tradicional (e um tanto quanto antiga) estratégia adotada entre indústrias e varejo para que seus produtos estejam em evidência no ponto de venda. Apesar da breve descrição, engana-se quem pensa que este é um trabalho simples. Se fosse fácil assim, qualquer um poderia chegar no PDV e posicionar suas mercadorias nas prateleiras como quisesse, não é mesmo?

Em linhas gerais, o trade marketing é o conjunto de estratégia b2b que busca aprimorar o relacionamento entre empresas com os canais de venda e, por sua vez dos consumidores. Quando bem feita, ela é fundamentada em dados e informações que tornarão a marca mais atrativa para os compradores, o que, consequentemente aumentará as vendas. 

Não bastante, o trade marketing é também uma forma de posicionar a empresa no mercado de acordo com os objetivos da empresa, além de torná-la mais competitiva. Por isso, é fundamental que os promotores, sejam eles internos ou terceirizados, tenham não somente uma boa relação com os varejistas, mas estratégias consistentes que permitam que esses resultados sejam atingidos

O que uma agência de trade marketing faz?

O objetivo central do trade marketing é melhorar a relação entre a sua empesa e o PDV e é exatamente isso que a agência está apta a fazer. Promover uma experiência positiva para os clientes nos pontos de venda será a chave para atrair um público cada vez maior para a mercadoria e tornar a marca ainda mais valorosa no mercado. 

Para alcançar esta meta, é preciso que a agência contratada faça uma análise profunda de público-alvo, do perfil de compra da região do PDV, dos concorrentes da marca e de diversos outros dados que permitirão a elaboração de uma estratégia assertiva. 

Pelo menos é isso o que se espera de uma agência especialista nesta função.

Serviços de uma agencia de trade marketing

Merchandisign

Sabe os banners, folders, faixas de gôndolas e outros materiais gráficos de merchandisign que você dispõe nos PDV? Aqui a empresa de trade poderá te ajudar no posicionamento desses materiais traçando o mapa do local.

Ao mesmo tempo, a empresa contratada poderá também realizar o manuseio e a distribuição dos produtos para que ambas as estratégias de ativação e de disponibilização de mercadorias estejam alinhadas e sejam complementares.

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Geração de demanda

Quer divulgar um lançamento ou uma edição especial de algo que já existe no seu mix de produtos? Uma forma de conquistar os shoppers é fazê-los perceber de alguma forma, que precisam desse produto. Uma agencia terá como missão criar essa necessidade de compra. Esse objetivo pode ser alcançado com diversas ações de ativação como:

  • Ações de degustação;
  • amostras grátis;
  • demonstrações de uso ou;
  • programas de fidelidade.

Neste contexto as agências conseguem ter esse olhar “treinado” para identificar as melhores oportunidades, elaborar as ações, gerenciá-las e mensurá-las. 

Plano logístico das ações

Imagine a situação: você e sua equipe desenvolveram uma ativação de distribuição de amostras grátis de uma comida congelada em alguns PDVs. A ideia foi aprovada e finalmente vai sair do papel. Agora vocês precisarão ir atrás de:

  • promotores;
  • treinamento para os promotores;
  • impressão de material gráfico;
  • produção de uniformes;
  • mesas;
  • microondas para esquentar os alimentos;
  • talheres;
  • pratos;
  • guardanapos personalizados e claro;
  • distribuição e alocação de tudo e todos. 

Com isso, é possível ver que tirar um plano do papel muitas vezes é mais trabalhoso do que elaborá-lo. Além disso, sem expertise a chances de deixar passar algum detalhe importante são grandes. Porém, com a agência de trade marketing, o cenário é diferente, pois é ela que tratará de tudo isso de forma que você e sua equipe precisarão somente ficar de olho nos reports e nos resultados da ação.

Análise de PDV

Esse tipo de serviço é bastante utilizado por empresas que desejam ter mais informações sobre o desempenho dos produtos no PDV. Por meio de KPIs pertinentes para o negócio, é possível fazer um diagnóstico preciso da atuação das mercadorias nos locais e assim traçar novos planos em cima desses dados – o que garantirá muito mais assertividade em ações futuras. 

5 Benefícios de se contratar uma agência de trade marketing

1 – Ajuda no aumento das vendas

Com uma agência trade especializada por trás das campanhas – a qual, consequentemente, conta com profissionais experientes no ramo –  as estratégias desenvolvidas para a sua empresa serão mais assertivas. Isso resultará no aumento das vendas e, convenhamos: esse é sempre o objetivo final. 

2 – Tornar sua marca mais conhecida

Apesar do objetivo final ser aumentar as vendas, existem campanhas e estratégias que são mais focadas em promover awereness, ou seja: fazer com que as pessoas tenham conhecimento sobre a marca a ponto de torná-la referência para seus consumidores ou shoppers.

O conhecimento refinado da equipe de uma empresa de trade, portanto, será crucial para estruturar boas estratégias que possibilitem tornar a marca ainda mais conhecida e querida pelo público.

3 – Mantém seu negócio alinhado às últimas tendências

Hoje em dia, tendências, práticas e teorias mudam do dia para a noite. Às vezes, uma única ação realizada por uma empresa pode ditar um novo conceito a ser adotado por outros negócios e pessoas. 

Faz parte da agência de trade marketing estar sempre antenada nas novidades do setor, o que te ajudará a manter o seu negócio sempre alinhado com estratégias atuais e vanguardistas. 

4 – Garante uma experiência do consumidor mais completa

Pela ampla expertise em trade, a agência será capaz de resolver possíveis problemas que possam impedir o crescimento e, ao mesmo tempo (ou por meio da mesma estratégia), promover uma boa experiência para o shopper.

5 – Garante a expansão da empresa

Apostar em estratégias que têm grande potencial de aumentar as vendas, melhorar o relacionamento com o cliente e gerar um maior awerness da marca resulta no crescimento do negócio. A partir disso, a empresa terá um lucro maior, o que permitirá investimentos cada vez mais em trade marketing – e fará com que ela cresça cada vez mais.

Softwares de trade marketing para agências:

Hoje em dia se apoiar em planilhas e papelada é quase que um impeditivo para o crescimento de um negócio e com as agências de trade marketing não é diferente. Apesar de fornecerem um serviço especializado, é importante que contem com um aporte tecnológico para tornar a rotina mais eficiente e ágil, de forma que o time de atendimento esteja mais focado em desenvolver boas estratégias pra seus clientes (no caso, as empresas contratantes do serviço).

1 – Roteirizador de visitas e carteiras

O Roteirizador é amplamente utilizado para traçar as melhores rotas, clusters e executa a carteirização de clientes para a equipe que atua nos PDVs de forma automática. Ou seja: esse sistema garante que os promotores cheguem ao local mais rapidamente (evitando atrasos por mau cálculo de distâncias) e que a gestão acompanhe a posição da equipe em tempo real. 

O roteirizador também é a forma mais segura de alterar rotas com o time já em campo. Diante de uma necessidade iminente de acrescentar um PDV que surgiu de última hora, é possível fazer essa atualização de forma simples e rápida, pois a tecnologia consegue avaliar, a partir dos roteiros já traçados, qual promotor está mais próximo do local, acrescentando esta nova parada automaticamente.

2 – Métricas e indicadores de Trade Marketing

É extremamente relevante que uma agência tenha em mãos um dashboard de gestão. Como o nome já diz, esta ferramenta é capaz de apresentar dados relevantes sobre o negócio dos clientes para que assim possam ser oferecidas as melhores estratégias.

Com o dashboard a liderança poderá ter em mãos e em uma só plataforma dados coletados pela equipe de campo, os quais fomentarão KPIs e relatórios precisos e relevantes. 

Acompanhando as tendências, o dashboard é uma ferramenta que pode ser acessada de qualquer lugar e de qualquer dispositivo móvel ou computador, bastando apenas ter uma conexão de internet. Além disso, ele é integrável com outros softwares de BI de mercado, como Tableau, Quick Sight, Power B.I entre outras.

3 – Aplicativo Trade Marketing

Este é um aplicativo completo de gestão de PDV. Por meio dele, é possível acompanhar presença, ruptura, participação, aplicação do planograma e performance da concorrência; além de mensurar o retorno das campanhas, o que é essencial para se atrair novos shoppers e dar mais visibilidade à marca de forma precisa e baseada em dados, deixando totalmente os “achismos” de lado. 

Falando em dados, a ferramenta de Trade Marketing garante a criação rápida de relatórios baseados em KPIs que podem ajudar a ter uma boa visibilidade do status das vendas.

Basta inserir os dados que os indicadores são feitos automaticamente. Assim você tem uma visão melhor do PDV. A equipe, no caso, pode ser avaliada tanto por meio do relatório quanto por meio da função de gestão de equipe, a qual permite que o time seja acompanhado em tempo real.

Agora que você já conhece os benefícios de uma agência, aproveite para conhecer nossas soluções de trade marketing para potencializar resultados!

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